email: patriciaventura.iyengaryoga@gmail.com // Telefone: +351 928 057 845

IYENGAR YOGA

“O ritmo do corpo, a melodia da mente e a harmonia da alma criam a sinfonia da vida.” - B.K.S. Iyengar

Foto 1

IYENGAR YOGA

B.K.S. Iyengar nasceu numa família numa localidade próxima de Belur, província de Karnataka na Índia. À época de seu nascimento, esta localidade foi atingida pela “gripe espanhola” o que o deixou fraco e com muita fraca imunidade. Perde o seu pai com apenas nove anos e, durante toda sua infância, sofreu de diversas doenças, inclusive malária, tuberculose, febre tifóide e má nutrição. Foi introduzido ao Yoga com 16 anos pelo seu cunhado, Guru Sri Tirumalai Krishnamacharya, em Mysore, onde melhorou sensivelmente a sua saúde. Após muitas horas de aprendizado e experimentações em várias técnicas, sua prática se desenvolveu e conforme seus métodos se aperfeiçoavam, não demorou muito para que ele superasse suas debilidades de infância e aumentava o número de alunos em suas aulas e sua fama se espalhava. Aos 18 anos foi enviado para Pune, Província de Maharashtra, para ensinar yoga onde conheceu e casou com Ramanani.

A TRADIÇÃO E A INOVAÇÃO

Ao longo dos anos a sua prática e experiência entusiasmou diversos praticantes como Dr. Rajendra Prasad (primeiro Presidente da India), Dr. Mohammad Hatta (ex Vice- Presidente da Indonésia), mas como tinha alguns conhecimentos em inglês tornou-se amigo do Yehudi Menuhin (violinista) que o levou a ministrar aulas no Ocidente e a conhecer outras grandes personalidades de todo o mundo, tais como Rainha Elisabeth da Baviera, Papa João Paulo VI entre outros.

Há uma curiosa história que começa nessa relação com o prestigiado violinista e como a rainha dos belgas com seus 85 anos querendo aprende a ficar sobre a cabeça. 

Interessante é , seu amigo e aluno Menuhin escreveu que “o yoga fez a sua contribuição para a minha busca da compreensão consciente da mecânica de tocar violino”, e ele também chamou B.K.S. Iyengar de “meu melhor professor de violino”

yehudi-violinista-yoga-iyengar
Foto 3 2
Foto 5

- B.K.S. Iyengar e os “Asanas” clássicos.

Em 1966 foi publicada a sua primeira obra "Light on Yoga", mais tarde traduzida para 18 línguas, chamado frequentemente a “Bíblia do Yoga”. Neste, B.K.S. Iyengar sistematizou mais de 200 asanas do yoga clássico.

Foto 7

A 26 de Janeiro de 1973, B.K.S. Iyengar fundou o "Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute (RIMYI)" em Pune, instituto com o nome da sua mulher. O Instituto RIMIYI tem três andares que simbolizam o corpo, a mente e a alma, assim como oito colunas que representam as oito partes do Asthanga Yoga de Patanjali: Yama, Niyama, Asana, Pranayama, Pratyahara, Dharana e Samadhi. A biblioteca do Instituto tem mais de 10.000 livros, de várias temáticas, nomeadamente filosofia, anatomia, fisiologia, ayurveda, medicina e yoga, e são traduzidos para várias línguas. O Instituto recebe estudantes de todas as partes do mundo e está aberto com aulas regulares para adultos, crianças e aulas terapêuticas.

Morreu em 20 de agosto de 2014 em Pune, Índia, de insuficiência cardíaca e insuficiência renal, aos 95 anos.

A frente do RIMYI fica sua sua filha Geetaji que parte uns anos mais tarde, a 16 de Dezembro de 2018.   Dedicou-se ao ensino desde 1962 e transmitiu os conhecimentos de seu pai a milhares de alunos em todo o mundo. Dotada de um sentido agudo de observação e compaixão por seus alunos, foi uma extraordinária professora e ajudou muitas mulheres durante gestações difíceis e as depressões da menopausa. Um trabalho dedicada ao feminino inegualável.

Foto 8
Foto 8b 2
Foto 9jpg

Prashant Iyengar, Geeta Iyengar e B.K.S. Iyengar

O Instituto RIMYI é a soma da herança do saber do legado de B.K.S. como também de sua filha Geeta Iyengar e de seu filho Prashant Iyengar, ambos autores de livros, ela de cinco publicações e ele de dezoito livros. Seu filho, é professor e contribuiu para valorizar no Yoga o seu vasto saber pelas escrituras e texto antigos, é um talentoso pianista. Soma-se ao saber da família, a investigação e o trabalho desenvolvido pelas várias escolas e professores séniores, situadas epeos cinco continentes, certificados por este Instituto.

Foto10b

Logotipos de Associações de B.K.S. Iyengar

Atualmente os institutos e escolas espalhadas pelo mundo ligadas em rede, em associações ou não, são reconhecidas pela certificação dos seus professores de B.K.S. Iyengar@ e seguem as diretrizes de Abhijata Iyengar e Prashant Iyengar, sua neta e filho, respetivamente.

PATRÍCIA VENTURA, PROFESSORA DE YOGA

“ a prática for direcionada do modo correto, por meio da junção da sensibilidade e da observação. Então todas as questões podem ser dirigidas. Penso que para aqueles de nós que vimos o Guruji, tivemos a sorte dele ter apontado que o medo está aqui, a confiança está aqui, a preguiça está aqui. Ele podia identificar cada uma destas fases da consciência, desde a dormência até a plena atividade. Ele podia ver o bloqueio. Então, agora que ele se foi, precisamos aprender a ver e a buscar por nós mesmos.”

de onde vim, para onde vou.

Com uma licenciatura da Universidade Nova de Lisboa e 8 anos de carreira profissional em Engenharia do Ambiente e em “Formação de Formadores”, Patrícia Ventura foi atingida pelo místico charme do Yoga há mais de 19 anos, e decidiu preencher a sua vida com o ensino desta arte.  Em 2011, após 3 anos de estudo no Centro Iyengar de Paris, obteve o certificado de professora de Yoga, emitido oficialmente pela prestigiada escola Iyengar Yoga ® da India. Patrícia Ventura é umas das 32 professores certificados em Portugal. Em 2015 teve o privilégio de praticar na Índia, em Pune, com a família Iyengar e professores seniores de todo o Mundo. Entre 2011-2014, aprofundou os seus estudos nos Centros Iyengar de Madrid® e Barcelona® e Portugal - Porto®. Assim, ficou apta a receber casos terapêuticos nas aulas, correspondendo ao nível intermédio de professora: ajudando a curar problemas na zona lombar e cervicais, hipertensão e alguns aspectos do foro feminino (menstruação, gravidez, menopausa, fragilidades no aparelho genital feminino, etc). Conta, ainda, com uma frequência de cinco anos, quer de praticante, quer de instrutora, no Centro Português de Yoga. Patrícia Ventura deu aula continuamente em Lisboa, em vários ginásios e centros, nomeadamente, Clube VII (7 anos) e Ginásio do Alto do Duque (4 anos), Pavilhão de São Sebastião. Patrícia foi professora convidada na disciplina de “Leaderhip StreamBallance of Well-Being”, no curso MBA da Universidade Católica.
Foi também mentora de alguns projetos de Yoga relacionados com crianças, em escolas e Quintas Pedagógicas, e com pessoas em fase de tratamento de cancro. E também em resorts, tais como na "Herdade da Matinha" e "Terra". Em 2017, participou também como professora de Professores de Yoga no “Tantra and Yoga Teacher Training” do YogaAlliance, no Awakeland Portugal/ Monchique.

Captura de ecrã 2021-09-27, às 13.15.34

Actualmente, lecciona regularmento no Espaço “Óbidos + Activo” e na Foz do Arelho e outros cursos privados, junto à lagoa de Óbidos.

Quero experimentar!